quinta-feira, 8 de março de 2012

Um dia para brindar às mulheres


Eu nunca tinha entendido o significado do dia da Mulher, e geralmente sempre me esqueço da data. Até hoje. Cheguei no trabalho, abri o Facebook e li as dezenas de frases e mensagens comemorativas. De meu computador, dirigi meu olhar às outras moças do escritório. Com expressões meio cabisbaixas, elas executavam seus afazeres. Relacionei seus humores àquilo que já havia notado quando cheguei à empresa: ninguém havia nos cumprimentado pela data. Tentando não me contagiar pela onda de mau humor no ambiente, tentei argumentar contra os fatos em minha mente: “Qual a real importância desse dia, afinal? O que vai mudar em minha vida se eu for ou não lembrada?”

“Nada”. Demorei alguns minutos para chegar a essa conclusão. O “dia da mulher” não torna as mulheres mais “mulheres”, nem faz delas mais importantes. E é exatamente por isso que ele é tão especial para elas. Um dia comum, geralmente no meio da semana, em que todos param ao menos alguns instantes e voltam suas atenções à importância e beleza feminina. Não é preciso estar usando um lindo vestido de festa ou ter investido num novo corte de cabelo para ser notada ou receber um elogio nesse dia. É preciso apenas ser mulher.

O dia da Mulher não é o único dia em que se pode homenagear o sexo feminino. Pode-se fazer isso em qualquer outro dia. Mas esta data é uma grande oportunidade de dizer o quanto você valoriza a mulher que tem ao seu lado, e também aquela que lhe ajudou a dar seus primeiros passos enquanto você ainda engatinhava. É uma chance de dizer a ela o quanto preza sua companhia, o quanto é importante que ela lhe dê seu amparo nos momentos difíceis. Se você for tímido e tiver vergonha de fazer um “discurso”, pode apenas elogiar o delicioso aroma de erva-doce de seu cabelo, ocasionado pelo uso de seu novo shampoo, que ela já ficará contente. Há várias maneiras de dizer hoje a uma mulher que gosta dela e a admira. Não perca esta chance.

Ser mulher não é fácil. Apenas nós sabemos a dor e a delícia que é ser uma representante desse sexo tão sensível e emotivo, mas ao mesmo tempo tão assustadoramente forte. A mulher é um paradoxo. Mesmo que por tantas vezes aparentemos ser frágeis e pequenas, podemos suportar o peso do mundo. Na verdade, a fragilidade feminina não passa de um disfarce. É apenas uma estratégia para conseguir ser aquilo que somos acima de tudo: cativantes.

Fica aqui minha singela homenagem ao dia das Mulheres... Parabéns, meninas!!!
Beijos com carinho,
Marjorie Trofa

Nenhum comentário:

Postar um comentário